HOME |
Autoridades de Estados Unidos e Japão prometeram nesta terça-feira dar um "apoio unido" à Coreia do Sul na crise provocada pelo ataque a uma corveta sul-coreana por parte da Coreia do Norte, informou o Pentágono.
O secretário americano de Defesa, Robert Gates, e seu homólogo japonês, Toshimi Kitazawa, "prometeram um apoio unido à República da Coreia", após reuniões em Washington, revelou o porta-voz do Pentágono, Geoff Morrell.
Os encarregados de Defesa de EUA e Japão têm prevista uma reunião com seu homólogo sul-coreano em junho, disse o porta-voz.
Coreia do Norte anunciou hoje o rompimento de suas relações com a Coreia do Sul, para protestar contra a acusação de Seul sobre o ataque à corveta "Cheonan", que explodiu e afundou matando 46 marinheiros.
Pyongyang nega o ataque e questiona as conclusões da comissão internacional que investigou o caso.
Os norte-coreanos também expulsaram todo o pessoal sul-coreano que trabalha no complexo industrial de Kaesong, ao norte da linha que separa os dois países, que é financiado por Seul.
Na sexta passada, uma comissão investigadora internacional concluiu que a corveta "Cheonan" foi torpedeada diante da ilha de Baengnyeong, por um submarino norte-coreano, no dia 26 de março.