HOME |
Robô reclama de dor e até
baba na cadeira do dentista
Máquina simula sensações de paciente real para treinar estudantes da área
Ele mexe a mandíbula, a língua e as pálpebras, revira os olhos de dor e até "baba" na cadeira do dentista, mas não sente medo do "motorzinho". A descrição poderia ser de qualquer paciente, mas na verdade se refere ao robô Hanako, criado por uma universidade japonesa para ajudar os estudantes do curso de odontologia. A ideia é que os alunos possam cometer "muitos erros" antes de treinar com pessoas de verdade.
A Universidade de Showa University diz que esse é o primeiro robô a avaliar estudantes dessa área em larga escala. Hanako tem aspecto feminino e usa frase como "está doendo" para avisar o aspirante a dentista de que ele está fazendo algo de errado no procedimento. Em uma demonstração feita em Tóquio, no Japão, o aluno rapidamente desligou a ferramenta de polimento para não machucar os dentes ou a gengiva do robô.
Para tornar o exercício mais real, o robô consegue mover olhos, pálpebras e a língua, expele um líquido que imita saliva e move os músculos da boca devagar para simular que está cansado daquela posição. O preço do produto não foi revelado.