Japão atinge recorde com mais de 50 mil pessoas acima dos 100 anos
Segundo números do Ministério da Saúde o total de centenários japoneses chega a 54.397; mulheres são a maioria entre os idosos do país
o Japão atinge um novo recorde de longevidade de sua população com cerca de 54 mil idosos com mais de 100 anos. Segundo números do Ministério da Saúde, o total de japoneses centenários teve um aumento de mais de 3 mil pessoas que as registradas nesta mesma data em 2012. Dos 54.397 com 100 anos ou mais, 47.600 são mulheres e apenas 6.800 são homens.
A estimativa foi elaborada levando em conta o número de pessoas que completariam seu centenário neste domingo, de acordo com os registros de todo o país. A publicação dos dados coincide com a comemoração na segunda-feira (16) do Dia do Respeito aos Anciãos, festa nacional em um país cuja população é a mais longeva do planeta. A expectativa média de vida no Japão, segundo dados de 2012, é de 86,41 anos para as mulheres e 79,94 anos para os homens.
O considerável aumento do número de pessoas idosas nas últimas cinco décadas se mostra como um difícil cenário para o sistema de seguridade social da terceira maior economia do mundo, que deverá poder garantir a força de seu sistema de saúde e de previdência diante da queda da idade produtiva.