HOME |
Festival do Japão em Porto Alegre atrai milhares
Pelo menos 50 mil pessoas deverão visitar o 2° Festival do Japão - Nihon Matsuri Matsuri, realizado neste final de semana na Academia de Polícia Militar em Porto Alegre. A estimativa é do vice-presidente da Associação de Assistência Nipo-Brasileira do Sul, Milton Hiwatashi. Segundo ele, a quantidade de pessoas visitantes deverá superar as expectativas dos organizadores que era atingir ao menos 30 mil frequentadores. Ele avalia que entre os fatores que contribuirão para a boa presença de público, durante os dois dias de evento, sábado e domingo, estão a presença de convidados internacionais e as apresentações artísticas.
“Em relação ao ano passado, o número de pessoas dobrou. Na praça de alimentação, por exemplo, quase faltou artigos de culinária japonesa. Já as apresentações, o grupo de tambores da cidade co-irmã kanazawa também tiveram destaque, o que mostra o sucesso do evento”, declarou o vice-presidente. Hiwatashi citou ainda as exposições de produtos artesanais e o instrumento japonês shamisen, de cordas e percussão, considerada uma novidade no Rio Grande do Sul. “Atraiu bastante público”, observou.
Contudo, a praça de alimentação rica na culinária oriental com comidas típica como sushi, temaki, yakissoba, tempera, yakitori, yakimanju, gyoza, tofu e abura-ague passou maior parte do tempo lotada. “Eu me identifico muito com cultura japonesa, pela história, pela música, mas principalmente pela gastronomia, que preza mais pela saúde”, destacou a estudante Daiana Souza, de 18 anos, enquanto saboreava um dos seus pratos favoritos, o sushi.
Outra atração que chamou a atenção dos visitantes foram os espaços de Anime Buzz, cultura nerd que reúne jovens admiradores da cultura japonesa, e o concurso de fantasias. Entre as participantes estavam as amigas Mariana Xavier Cezar e Gabriela Soares, de 22 anos cada uma. Ambas estavam fantasiadas de Lolita, personagem da tribo de cultura japonesa de moda. “Os japoneses reúnem vários elementos na mesma cultura. E nesta fantasia podemos usar diversos volumes, estampas e acessórios como perucas e laços de cabeças”, comentaram as jovens estudantes de Moda na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisisnos).
O evento, realizado pela Associação de Cultura Japonesa de Porto Alegre, contou ainda com apresentações de grupo de danças, desfile, cerimônias de chá, exposições, karaokês, torneios de videogame e outros jogos.