HOME |
Nintendo vende 5 milhões de 3DS no Japão
Segundo a empresa, o volume de consoles vendidos torna o jogo a plataforma de bolso de mais rapida comercialização até agora no país. O 3DS foi lançado há um ano e sofreu com baixo volume de vendas.
A Nintendo anunciou nesta segunda-feira que seu console de bolso, o Nintendo 3DS, já bateu a marca de 5 milhões de unidades vendidas no Japão. Com esse número, o equipamento seria o console que teria tido vendas mais rápidas da história do país. Segundo a Nintendo, o recorde foi atingido no domingo, pouco menos de um ano depois do equipamento ter sido lançado, em 26 de fevereiro de 2011.
A marca de 5 milhões de unidades vendidas foi atingida pelo 3DS em 56 semanas, informou a Nintendo. Segundo a empresa, para atingir o mesmo número de unidades vendidas o Game Boy Advance precisou de 58 semanas. No Japão, o 3DS compete com o Sony Vita, equipamento que tem lançamento programado para esta semana na América do Norte e Europa.
Inicialmente as vendas do 3DS foram muito fracas, atraindo apenas fanáticos pelo jogo, o que fez a empresa cortar drasticamente o preço do equipamento no mundo todo menos de seis meses depois do lançamento. Em seguida, a Nintendo começou uma campanha agressiva de de vendas de novos títulos de jogos para a plataforma, medida importante porque um dos motivos da baixa venda era exatamente falta de variedade de jogos específicos para o console.
Apesar dos esforços, a Nintendo reduziu a meta de vendas anual do 3DS no mês passado em 13%, prevendo um total de 14 milhões de consoles comercializados. A derrubada nos preços ao consumidor também representou um corte profundo na própria carne, reduzindo as margens de lucro da Nintendo e apontando para um prejuízo grande da companhia em seu ano fiscal que termina em março próximo.
A Nintendo está se preparando para o lançamento da sua nova geração do console Wii, o Wii U, que está sendo esperado para o final do ano nos EUA, Europa e Japão. O sucessor do console Wii deverá ter controles similares ao próprio console portátil, com tela sensível ao toque, detetor de movimento e câmeras.