HOME |
Japão constrói primeira máquina esférica voadora do mundo
Em uma das cenas de Guerra nas Estrelas: Uma Nova Esperança (ops, Star Wars …), Luke Skywalker treina suas habilidades com seu sabre de luz sob a supervisão de Obi Wan Kenobi. Na cena vemos uma pequena máquina circular que voa agilmente e dispara raios, os quais são repelidos pela arma do jovem Jedi. Agora a máquina circular salta da ficção e se torna realidade, ou seja, mais um dispositivo visto anteriormente nos filmes foi desenvolvido pelos cientistas.
O realizador de mais essa peripécia da tecnologia é o Japão. O Ministério da Defesa desse país, inspirado ou não na obra de George Lucas, criou um dispositivo muito semelhante ao visto no clássico cinematográfico. O nome da máquina voadora é “Spherical Flying Machine.”
Ela é controlada por controle remoto, tem 80 centímetros de diâmetro, pesa apenas 350 gramas e é movida por propulsores e asas. Voa em todas as direções desejadas e alcança uma velocidade máxima de 60 quilômetros horários, sobe paredes e se arrasta pelo solo.
A máquina esférica, que se movimenta em boa velocidade para onde quer que seu controlador deseje, foi apresentada essa semana no DigiInfo Expo Conference, evento realizado no país . A tecnologia utiliza-se de pequenos propulsores para levantar vôo e pousar, as pequenas asas direcionam seus movimentos.
O ministério da Defesa japonês criou a máquina voadora para resolver um problema: o Japão já constrói aeronaves que se movimentam verticalmente sem a menor dificuldade, mas até hoje o país enfrenta obstáculos quanto à decolagem e o pouso verticais de suas aeronaves. A Spherical Flying Machine é uma tentativa do país vencer essa obstáculo no desenvolvimento de suas próprias aeronaves.
Segundo o Mashable , a criação japonesa é a primeira máquina esférica do mundo a voar de verdade. Assista um vídeo feito no dia do lançamento da máquina, no DigiInfo Expo Conference, através do atalho http://goo.gl/uQICo