HOME |
Nippon Steel e Sumitomo vão fundir operações em 2012
TÓQUIO - Na primeira grande fusão do setor de siderurgia do Japão em uma década, a Nippon Steel, quarta maior siderúrgica do mundo, pretende se unir em outubro de 2012 com a Sumitomo Metal Industries, que é a terceira maior companhia do setor em produção. A fusão poderá criar uma gigante com valor de mercado de cerca de 2,88 trilhões de ienes, ou mais de US$ 35 bilhões.
O acordo surge no momento em que siderúrgicas de médio porte japonesas, como a Sumitomo, enfrentam dificuldades para lidar com o aumento do custo das matérias-primas e com a pressão dos grandes clientes do setor automotivo para que reduzam os preços de seus produtos. Além disso, a concorrência para abastecer os mercados asiáticos está se intensificando, com companhias chinesas e sul-coreanas tentando atrair clientes.
A Nippon Steel, por sua vez, busca formas para tentar se aproximar da concorrente global ArcelorMittal. A Sumitomo é um parceiro lógico dentro dessa estratégia: as duas empresas japonesas já têm uma série de contratos industriais de parceria, bem como pequenos acordos cruzados de participação acionária.
A fusão da Nippon com a Sumitomo será a primeira desde que a NKK e a Kawasaki Steel se uniram para criar a segunda maior siderúrgica do Japão, a JFE Holdings, em setembro de 2002. As informações são da Dow Jones.