HOME |
A Toshiba, fabricante de eletrônicos, anunciou nesta segunda-feira que lançará uma TV com tecnologia 3D que dispensa o uso de óculos, segundo reportagem do jornal The New York Times. O novo modelo terá tela de LED com uma camada especial que exibirá até nove imagens criadas em tempo real a partir de uma única origem.
Usar óculos é uma das principais barreiras que os usuários encontram ao comprar uma TV 3D. Em geral, apenas um acessório acompanha a TV e, caso o usuário queira comprar outros óculos para assistir filmes junto com outras pessoas, os óculos são bastante caros.
Além de dispensar os óculos, a nova TV permite converter imagens em 2D para 3D. Inicialmente, ela será disponibilizada no mercado apenas em 12 e polegadas e custará US$ 2.880 e US$ 1.440, respectivamente. “É mais natural assistir TV sem óculos. Trata-se da progressão natural da tecnologia”, disse Masaaki Oosumi, presidente de produtos de vídeo da Toshiba.
A Toshiba também demonstrou um TV de 56 polegadas com a tecnologia. Aparelhos com telas maiores chegarão ao mercado no ano que vem, principalmente no mercado americano e europeu, onde “oferecer modelos com telas maiores é crucial”, de acordo com Oosumi.
Enquanto isso, a Toshiba continuará vendendo TVs 3D que dependem do uso de óculos. A primeira TV 3D da Toshiba chegou ao mercado internacional em agosto, mas ainda não está disponível no Brasil.
Nas TVs 3D tradicionais, o aparelho exibe imagens para cada olho uma depois da outra, numa rápida sucessão. Os óculos possuem filtros que piscam em sincronia com a TV, de modo que o olho esquerdo veja uma imagem e o olho direito, a outra.