NikkeyBrasil - O site do japonês no Brasil
23/5/2017. Bem-vindo ao NikkeyBrasil. Hoje, com 8271 cadastrados - 28.719.756 visitas
Empresa ou produto:



HOME            
Trabalhador brasileiro terá centro de apoio no Japão

O Ministério do Trabalho e Emprego vai inaugurar neste sábado (23/7) a primeira Casa do Trabalhador Brasileiro no exterior. O projeto-piloto será lançado na cidade de Hamamatsu, no Japão, país que tem uma das maiores comunidades brasileiras no exterior, com mais de 265 mil pessoas. O evento faz parte das comemorações de 20 anos da migração profissional entre Brasil e Japão.

Hamamatsu é uma cidade industrial e concentra a maior comunidade brasileira no Japão. A Casa será um local de referência aos brasileiros migrantes, oferecendo informações e tirando dúvidas sobre questões trabalhistas em relação à legislação do país de recepção. Também irão esclarecer sobre como buscar como encaminhar denúncias de violação de direitos na institucionalidade do Japão.

Segundo o coordenador-geral de Imigração do MTE, Paulo Sérgio de Almeida, a Casa será um espaço para dar apoio e consultoria trabalhista aos brasileiros no exterior. Na prática, vai orientar os brasileiros sobre seus direitos e deveres enquanto trabalhadores migrantes em um determinado país. Temas como qualificação profissional no país de recepção e no Brasil, problemas do dia-a-dia e oportunidades existentes para os brasileiros no mercado de trabalho local também estarão disponíveis aos brasileiros interessados. Além disso, fornecerá informações sobre o mercado de trabalho brasileiro para aqueles que tenham interesse em algum dia retornar ao Brasil.

O projeto é uma iniciativa do MTE em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE). O atendimento será feito por brasileiros contratados no local, em horários mais favoráveis aos brasileiros que trabalham, seja pessoalmente, por telefone ou pela internet. A "Casa do Trabalhador Brasileiro" também proporcionará ao governo brasileiro a chance de conhecer as condições, necessidades e demandas trabalhistas da comunidade brasileira no Japão.
Todos os Direitos Reservados. Copyright ® ABRAON
pagina gerada em 0.4157 segundos.