NikkeyBrasil - O site do japonês no Brasil
30/4/2017. Bem-vindo ao NikkeyBrasil. Hoje, com 8270 cadastrados - 28.532.029 visitas
Empresa ou produto:



HOME            
China revê em alta crescimento do PIB para 9,1%o do artigo

A China reviu esta sexta-feira em alta o seu índice de crescimento económico em 2009, de 8,7 por cento para 9,1 por cento, ameaçando a posição do Japão como segunda maior economia do mundo, a seguir aos Estados Unidos.

O novo valor foi anunciado pelo Serviço Nacional de Estatísticas, que colocou o Produto Interno Bruto chinês em 2009 acima dos 34 biliões de yuan (4,146 biliões de euros).

No primeiro trimestre de 2010, a economia chinesa cresceu 11,9 por cento em relação a igual período do ano anterior, e para o conjunto do ano, o Banco Mundial prevê um crescimento de 9,5 por cento - mais do que a meta de «cerca de oito por cento» preconizada pelo governo chinês.

Desde que a China adoptou a política de «Reforma e Abertura», no final da década de 1970, a sua economia cresceu em média cerca de dez por cento ao ano, num processo de desenvolvimento considerado único na História contemporânea.

No início do século XXI, a China era a sétima economia do mundo, atrás da Itália, França, Reino Unido, Alemanha, Japão e Estados Unidos.

O economista da Goldman Sachs que lançou a sigla BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), Jim O`Neill, prevê que a economia chinesa ultrapasse a dos Estados Unidos em 2027.

Por ora, o valor do PIB chinês per capita continua, contudo, abaixo dos 4.000 dólares - menos de metade do Brasil.

Todos os Direitos Reservados. Copyright ® ABRAON
pagina gerada em 0.1528 segundos.