NikkeyBrasil - O site do japonês no Brasil
25/6/2017. Bem-vindo ao NikkeyBrasil. Hoje, com 8272 cadastrados - 29.086.783 visitas
Empresa ou produto:



HOME            
Aluna de escola pública ganha intercâmbio no Japão

Fã de desenhos animados e quadrinhos japoneses, os animes e mangás, Mariana Fante Manfrin, de 16 anos, começou a estudar japonês há três anos. Sonhava com o dia em que conheceria a terra de seus heróis.

O sonho será realizado entre os dias 30 de junho e 14 de julho. Mariana, que faz o terceiro ano do ensino médio em uma escola pública de Curitiba, foi selecionada com outras duas estudantes brasileiras para representar o país em um intercâmbio no Japão com um grupo de estudantes de outros países.

Mariana foi premiada pela Fundação Japão e selecionada na escola de línguas da Secretaria Estadual de Educação do Paraná, onde estuda. As outras duas brasileiras estudam em escolas particulares de São Paulo.

Mariana escreveu um texto e depois passou por uma entrevista por telefone em japonês para concorrer à vaga. “Nunca imaginei que passaria. Não achei que meu nível fosse tão bom. Fiquei muito feliz. Não sabia o que fazer quando soube que ganhei. Fiquei pulando”, disse Mariana.

A mãe da estudante, a auxiliar odontológica Ana Maria Fante Manfrin, de 44 anos, disse que o prêmio foi uma surpresa que alegrou toda a família. "Ela será a única aluna brasileira. Estamos orgulhosos", disse Ana Maria.

Segundo a professora da Fundação Japão, Mayumi Yoshikawa, o intercâmbio incluirá visitas a escolas japonesas, a pontos turísticos e participação em workshops sobre a cultura japonesa.

Vagas

As vagas para o programa no Japão começaram a ser disponibilizadas para brasileiros em 2005. Podem participar da seleção alunos de ensino médio que estudam japonês em escolas de ensino fundamental e médio. De acordo com Mayumi, 13 escolas públicas do estado de São Paulo e 10 do Paraná oferecem curso de japonês, com um total de 1.540 alunos. Na rede particular, são 47 escolas no país, com 2.098 estudantes.

Além de Mariana e das outras estudantes brasileiras, o intercâmbio ao Japão neste ano contará com a participação de estudantes da China, Mongólia, Indonésia, Tailânida, Malásia, Sri Lanka, Rússia, Vetnã, Índia e Filipinas.
 

Todos os Direitos Reservados. Copyright ® ABRAON
pagina gerada em 0.1311 segundos.