NikkeyBrasil - O site do japonês no Brasil
26/6/2017. Bem-vindo ao NikkeyBrasil. Hoje, com 8272 cadastrados - 29.098.213 visitas
Empresa ou produto:



HOME            
Japão e China anunciam ajuda ao Chile

TÓQUIO — O governo do Japão anunciou que doará três milhões de dólares de ajuda de emergência ao Chile, em consequência do terremoto de 8,8 graus e da tsunami que mataram mais de 700 pessoas no sábado.

A China também anunciou uma ajuda de urgência de um milhão de dólares para o país sul-americano.

As autoridades japonesas também enviarão para o Chile equipamentos de primeira necessidade (barracas, geradores, purificadores de água).

Uma equipe médica nipônica também viajará ao Chile.

O Japão, país frequentemente afetado por terremotos, sempre ajuda as vítimas deste tipo de catástrofes em qualquer lugar do mundo.

Em janeiro, Tóquio anunciou uma ajuda de 70 milhões de dólares para o Haiti.

Atingido por um terremoto de magnitude 8,8 na madrugada deste sábado (27), que causou ao menos 80 mortes, o Chile registrou há 50 anos o maior terremoto da história, com magnitude 9,5.
O tremor aconteceu às 16h locais de 22 de maio de 1960, próximo à cidade de Valdivia. Na ocasião, mais de 1.400 pessoas morreram no país, e um tsunami gerado pelo tremor matou 138 pessoas no Japão, 61 no Havaí e deixou 32 mortos e desaparecidos nas Filipinas.
Os dados são do Serviço Geológico dos Estados Unidos, que realiza a medição de tremores em todo o planeta.
O tremor de 1960 foi precedido por outros quarto terremotos com magnitude superior a 7, incluindo um de 7,9 que causou muitos danos na região da cidade de Concepción, também afetada pelo terremoto deste sábado. Nos cinco meses seguintes aconteceram outros tremores, com magnitude entre 5 e 7.

Localizado no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade geológica que circunda o oceano Pacífico da América do Sul à Nova Zelândia, o Chile tem regras de construção para que prédios e casas sejam resistentes a temores.
Esse foi um dos fatores que fizeram com que o terremoto de 1960, apesar de sua amplitude, não tenha causado um número maior de mortes.

Nos últimos 25 anos, o país teve dez terremotos com magnitude acima de 6 e quatro com magnitude maior que 7, o maior deles um de magnitude 7,8 na costa de Valparaíso que matou 177 pessoas em 1985

Todos os Direitos Reservados. Copyright ® ABRAON
pagina gerada em 0.1672 segundos.