NikkeyBrasil - O site do japonês no Brasil
27/4/2017. Bem-vindo ao NikkeyBrasil. Hoje, com 8270 cadastrados - 28.508.844 visitas
Empresa ou produto:



HOME            

Japão envia primeiro robô falante ao espaço


O Japão enviou neste domingo ao espaço o primeiro robô capaz de falar com humanos para servir de companhia ao astronauta Kochi Wakata, que inicia sua missão em novembro.

O andróide foi lançado ao espaço a partir da base que fica na ilha de Tanegashima, no sul do país, num foguete que também carrega suprimentos para a equipe que está a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) na sigla em inglês).

Medindo 34 centimetros de altura, Kirobo deve chegar à ISS no dia 9 de agosto.

Ele faz parte de um estudo que investiga como máquinas podem prestar apoio emocional para pessoas que ficam isoladas por longos períodos.

O lançamento do foguete H-2B levando Kirobo foi transmitido online pelo site da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (Jaxa).

Além do robô, água potável, comida, roupas e utensílios de trabalho estão entre os itens levados para os seis membros da equipe de astronautas.

Astro boy

O nome Kirobo deriva de duas palavras japonesas: "esperança" e "robô".

Pesando aproximadamente um quilo, o pequeno androide pode executar uma grande quantidade de movimentos. Seu aspecto foi inspirado no famoso personagem de animação japonês Astro Boy.

Kirobo está programado para se comunicar em japonês e gravar o conteúdo das conversas com o astronauta Wakata, que até o final do ano assume o posto de comandante da Estação Espacial Internacional.

Outra função do robô será a de transmitir mensagens da sala de controle na Terra para o astronauta no espaço.

"Kirobo se lembrará da face de Wakata para que possa reconhecê-lo quando se encontrar com o astrounauta no espaço", explica o criador do robô, Tomotaka Takahashi.



Eu quero que esse robô funcione como um mediador entre uma pessoa e uma máquina ou entre uma pessoa e a internet e, às vezes, até mesmo entre duas pessoas.

O desenvolvedor afirma ainda que seu maior desafio foi fazer com que o androide fosse compatível com o espaço.

Dezenas de testes foram feitos ao longo de nove meses para assegurar a boa performante do robô.

Gêmeo

Kirobo tem um irmão gêmeo na Terra chamado Mirata, que vai monitorar qualquer problema que seu irmão eletrônico apresente no espaço.

"É um pequeno passo para mim, mas um salto gigante para os robôs", disse Mirata sobre a missão, no mês passado.

A empreitada é uma colaboração entre Tomotaka Takahashi, a montadora japonesa Toyota e a empresa de publicidade Dentsu.

Todos os Direitos Reservados. Copyright ® ABRAON
pagina gerada em 0.1725 segundos.