NikkeyBrasil - O site do japonês no Brasil
17/8/2017. Bem-vindo ao NikkeyBrasil. Hoje, com 8285 cadastrados - 29.578.646 visitas
Empresa ou produto:



HOME            

Robô-astronauta que interage com humanos é apresentado no Japão


O pequeno "robô-astronauta" Kirobo foi apresentado oficialmente nesta quarta-feira (26) no Japão e tem como proposta interagir e conversar com humanos. Ele será enviado para a Estação Espacial Internacional onde será realizado, pela primeira vez, um teste de conversação com o comandante Koichi Wakata, que fará parte da 38ª expedição à base na órbita terrestre entre novembro e dezembro de 2013 (clique aqui para assistir ao vídeo; em inglês).

O Kirobo, um pequeno e leve robô, usa um programa de reconhecimento de voz criado pela Toyota. De acordo com os criadores, seu objetivo é ajudar a resolver problemas criados por uma "sociedade cada vez mais individualizada e menos comunicativa". Na estação espacial, o objetivo do robô é fazer companhia aos astronautas, mas no futuro ele deve viver junto com idosos e crianças, conversando e ensinando.

 O nome Kirobo significa "robô astronauta". Uma versão da máquina humanoide que ficará na Terra - e deve ser comercializada nos próximos anos - se chamará Mirata, que significa "integrante de suporte", em tradução livre.

Os dois pesam 1 quilo, têm altura de 34 centímetros e, por enquanto, falam apenas japonês. Eles conseguem reconhecer as pessoas por meio de câmeras que fazem o papel de olhos usando um sistema de reconhecimento facial.

Para o Kirobo ir para o espaço, muitos testes foram realizados. Ele voou em um avião que simula gravidade zero, passou por testes de energia eletromagnética e de calor, tudo para não ter problemas na estação.

Todos os Direitos Reservados. Copyright ® ABRAON
pagina gerada em 0.1527 segundos.