NikkeyBrasil - O site do japonês no Brasil
17/8/2017. Bem-vindo ao NikkeyBrasil. Hoje, com 8285 cadastrados - 29.578.499 visitas
Empresa ou produto:



HOME            
Prefeitura será parceira do 2º Festival Japão Mato Grosso

O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, recebeu nesta segunda-feira (23-04) a visita do cônsul do Japão, Yusuke Nakayama, que estava acompanhado do presidente da Associação Nipo Centro Oeste Brasil, Yuji Izawa, e do vice-presidente da Associação, Sergio Kobayashi. Durante a visita, foi definida a parceria do município com a Associação Nipo na realização do 2º Festival Japão Mato Grosso.
 
A previsão inicial é que a segunda edição do Festival aconteça no dia 31 de agosto, desta vez no estacionamento de um shopping de Cuiabá. O evento também contou com o apoio do governo do Estado.
 
O prefeito Francisco Galindo garantiu que a prefeitura de Cuiabá dará todo e estrutura necessária para o evento. “Tudo que fizemos em 2011 já está garantido para este ano. A Associação irá definir o que mais será necessário, para que possamos ajudar mais. O Festival é muito importante para divulgação da cultura japonesa a para a interação entre os dois povos”.
 
Galindo disse que ficou encantado com o Festival do ano passado e mais uma vez elogiou a perseverança e determinação do povo japonês. “O povo japonês é sempre um exemplo para todo mundo. Em todos os acontecimentos tristes que os acometem, eles mostram um imenso poder de crescimento e superação. É um país fascinante, que tenho muita vontade de conhecer”, completou o prefeito.
 
O presidente da Associação Nipo Centro Oeste Brasil, Yuji Izawa, agradeceu o empenho da prefeitura na promoção do 1º Festival, e entregou ao prefeito um documento com agradecimento oficial e um CD com imagens do evento.
 
Calendário
 
Durante o encontro, também foi definido que o Festival do Japão entrará oficialmente para o calendário cultural e de eventos de Cuiabá. A prefeitura enviará mensagem à Câmara, para oficializar a celebração, assim que a Associação Nipo definir a data, que poderá ser na última semana do mês de agosto ou na primeira semana de setembro.
 
Cidade irmã
 
O presidente da Associação Nipo Centro Oeste Brasil, Yuji Izawa, lembrou ao prefeito que o cônsul geral do Japão está trabalhando no projeto de Cuiabá ter uma cidade irmã no Japão, estreitando ainda mais a relação entre o país e a capital de Mato Grosso e ampliando as parcerias culturais e econômicas.
 
Festival
 
O 1º Festival Japão Mato Grosso ‘Tanabata Matsuri’ foi realizado entre os dias 30 de setembro a 02 de outubro de 2011, na Praça Santos Dumont. O evento foi considerado um enorme sucesso. Os organizadores esperam 10 mil visitantes, mas nos três dias do Festival, mas de 30 mil pessoas visitarão o local. Durante o evento, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura e as tradições japonesas, com inúmeras apresentações culturais, além de degustar a deliciosa culinária japonesa.
 
O festival ‘Tanabata Matsuri’ teve origem no Japão no século IX e é a maior festividade tradicional japonesa no Brasil, sendo realizado no Bairro Liberdade, em São Paulo, desde 1979. No ano passado, foi a primeira vez que o evento foi realizado fora da cidade de São Paulo.
Todos os Direitos Reservados. Copyright ® ABRAON
pagina gerada em 0.1983 segundos.