NikkeyBrasil - O site do japonês no Brasil
22/9/2017. Bem-vindo ao NikkeyBrasil. Hoje, com 8291 cadastrados - 29.874.324 visitas
Empresa ou produto:



HOME            
V Exposição Oshibana Art

De 05 a 15 de novembro, o público poderá conferir a exposição gratuita desta arte ainda nova no Brasil.

A Escola Oshibana Art promove a V Exposição Oshibana Art que acontece de 05 a 15 de novembro no bairro da Liberdade em São Paulo. A mostra apresenta cerca de 500 quadros produzidos a partir de flores desidratadas e prensadas. A exposição tem curadoria da artista e mestra em Oshibana Mirian Tatsumi e participação de 90 artesãs que estudam na escola.

O destaque da exposição é uma obra inédita que retrata um dos principais cartões postais de São Paulo: a Ponte Estaiada. Com dimensões de 2m de altura e 3m de largura, a obra recria um cenário de Réveillon com a riqueza de detalhes da ponte, do trânsito, dos prédios vizinhos, tudo com material de 50 tipos de plantas. O trabalho em formato de biombo mostra no outro lado a cena do nascimento de Jesus vivenciada por pastores, reis magos e animais. A obra levou 03 meses para ficar pronta e contou com a colaboração de 90 artesãs que estudam a técnica Oshibana.

“a ideia desta obra é mostrar dois momentos importantes quer marcam a vida das pessoas a cada ano: o Natal e o Réveillon. A cena natalina reproduz o presépio da natividade com figuras mais rústicas que se assemelham a gruta de Belém. Já a virada do ano é recriada a partir de um olhar mais paulistano que acontece em um dos mais belos cartões postais da nossa cidade”, afirma a curadora da exposição, Mirian Tatsumi.

A exposição terá um espaço dedicado ao Ano Internacional das Florestas com trabalhos que revelam a biodiversidade da Amazônia e do Pantanal. Destaque para a obra Vitória Régia que foi premiada internacionalmente. Além disso, estarão expostas 24 obras e 200 cartões postais que participaram do I Concurso de Oshibana promovido pela curadora. Os cartões postais foram confeccionados por crianças, jovens e adultos que apreciam a técnica. Na mostra haverá outros objetos em que se aplica a técnica, como por exemplo, porta vinho, caixa de maquiagem, porta jóia, marcadores de página e bijuterias.

Sobre Oshibana
A arte Oshibana consiste em utilizar flores, folhas, galhos, frutas, verduras e legumes, desidratados e prensados naturalmente. Os primeiros relatos da técnica são do século XVI na Europa, hoje Oshibana está presente em 10 países, especialmente no Japão. No Brasil começou a ser difundida a partir de 2004 por intermédio de Mirian Tatsumi.

Sobre a Artista
Mirian Tatsumi é mestra em arte Oshibana diplomada no Japão. Há 15 anos pesquisa e desenvolve trabalhos com a técnica de secar e prensar plantas. Já recebeu 03 prêmios internacionais, sendo que o mais recente foi em outubro deste ano em uma Conferência Internacional de arte com flores prensadas nos EUA. No Brasil venceu as duas últimas edições do Concurso Arte Consciente na Mega Artesanal.

Serviço
V Exposição Oshibana Art
De 5 a 15 de novembro de 2011, das 10h às 19h
Local: Rua Tamandaré, 355 – Liberdade- São Paulo - ao lado da Igreja Nossa Senhora do Líbano.

Entrada Grátis

www.oshibana.com.br

Informações para a Imprensa:
Sidinei Fernandesbsp; Tel: 11 3207 0811
E-mail: smfcomunicacao@gmail.com assessor.imprensa@oshibana.com.br
Todos os Direitos Reservados. Copyright ® ABRAON
pagina gerada em 0.1479 segundos.